Northill Gubron, o polímata, é o enigmático anagrama e assinatura do insigne e genial artista — último dos nossos tempos — Bruno Longhi.

Entidade singular no cenário artístico mundial, é uma rara fusão de gênio criativo e rigor técnico. Escultor sacro, pintor hiper-realista, poeta, escritor, dentre uma miríade de talentos que transcendem a compreensão, Gubron erige-se até os limites da razão para afirmar-se como um dos grandes mestres da arte sacra e clássica de todos os tempos.

Raros são, em todo o mundo, aqueles que podem reivindicar com justeza o domínio absoluto de todas as técnicas artísticas… ele é uma dessas raridades.

Além de sua maestria artística, o mundo está prestes a conhecer, de perto, o ferino e bem composto traço de sua escrita, com obras (sim, obras!) que muito se distanciam da pobreza literária vigente por se aproximarem do mais alto nível prosaico. Nas histórias que vêm sendo compostas por Gubron temos a rara e sempre necessária chance de olharmo-nos, observarmo-nos, sem a serenidade típica dos entusiastas da comoção autobajulativa, mas com a dor sempre crucial quando tomamos conhecimento de nossa miséria como um sinal de que, apesar disso, a redenção, a custo de sangue derramado e sacrifício, é, sim, possível. Sua profundidade teológica, filosófica e demonológica, demonstra, com humor e acidez, o que apenas alguns poucos santos e raros teólogos, foram capazes de nos apontar.

Numa decisão que lhe é própria e inalienável, distanciou-se do bulício dos grandes centros urbanos e retirou-se com sua família para o seio das montanhas.

Gubron foi pupilo do célebre Frei Gregório Johnscher, assistido e aconselhado durante 17 anos por um monge cartuxo espanhol.

Afastou-se das mídias e das voláteis redes sociais, mas não nos cabe permitir que se apague o fulgor do legado deste que não é apenas um gênio, mas, antes, o maior expoente da verdadeira arte; um dos mais sublimes escultores e pintores que o mundo já contemplou.

SANTIAGO FONTOURA

Escritor

INFÂNCIA

1985

- Veio ao mundo em Santa Adélia, SP, Brasil.

1993

- Ingressou nos estudos de desenho e pintura no Atelier “Rose Trefiglio”, onde começou a manifestar os primeiros lampejos de sua vocação artística.

1995

- Iniciou os encontros preparatórios para o ingresso no Seminário de Santo Antônio, localizado em Agudos, SP, revelando já cedo um profundo interesse pela vida espiritual e artística.

1999

- Aos 14 anos, sua maestria no desenho sacro foi amplamente reconhecida, o que lhe valeu o convite para trabalhar no renomado artesanato do Seminário de Santo Antônio, já como aluno. Sob a orientação do Frei Washington Imai, teve a oportunidade de se formar em um ambiente fecundo, por onde passaram ícones como Frei Pedro Pinheiro, reconhecido mundialmente, e mestres fabricantes de círios pascais, como Thiago Rafaelli.

Importantes nomes estudaram no mesmo local, como: Leonardo Boff, Frei Mário Brunetta.

2000

- Com apenas 15 anos, realizou a pintura do “Cântico do Irmão Sol” na capela da primeira ala do Convento de Santo Antônio, em Agudos, SP, imprimindo sua marca indelével nesse espaço sagrado.

– Iniciou suas primeiras criações de Círios Pascais, consolidando o início de sua jornada como empresário, escultor e pintor sacro.

VIDA EMPRESARIAL

2004

- Fundou a ERMO, sua primeira empresa dedicada à fabricação de Círios Pascais, inaugurando uma trajetória que marcaria profundamente o mercado de arte sacra no Brasil e no mundo.

2005

- A ERMO, em apenas um ano de existência, despontou como uma das principais concorrentes no mercado nacional. Suas obras, de inigualável beleza e requinte, eram amplamente reconhecidas como as mais destacadas do segmento.

2006 – 2010

- A ERMO consolidou-se como a maior fabricante de Círios Pascais do Brasil, alcançando impressionantes 70% de abrangência no território nacional. Foi também a única empresa brasileira, até os dias atuais, a exportar círios pascais para a Europa e a conquistar a honra de inserir suas obras no Vaticano. A notoriedade de seus círios atravessou fronteiras, projetando a empresa no cenário mundial.

2007 à 2024

- Algumas das importantes instituições religiosas que receberam e/ou expuseram suas obras:

  • Seminário Diocesano de Jaboticabal, São Paulo, Brasil - 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010
  • Cidade do Vaticano, Itália - 2008
  • Chiesa di San Maurizio, Milão, Itália - 2008
  • Piazza San Marco, Florença, Itália - 2011
  • Convento OFM Frei Galvão, Guaratinguetá, São Paulo, Brasil - 2012
  • Cartuxa Nossa Senhora Medianeira, Ivorá, Rio Grande do Sul, Brasil - 2017
  • Santuário Nossa Senhora Aparecida, Aparecida, São Paulo, Brasil - 2018
  • Mosteiro Nazaré - Clarissas de Lages, Santa Catarina, Brasil - 2019
  • + de 15.000 (quinze mil) paróquias espalhadas pelo Brasil e mundo.

2007

- Neste mesmo ano, a ERMO lançou uma revista própria, alcançando cerca de 7.000 paróquias em território nacional. Com maior circulação nas regiões Sul (1, 2, 3 e 4), Leste (1, 2 e 3), Nordeste (1, 3, 4 e 5) e Centro-Oeste, o periódico abordava temas de Arte Sacra e Liturgia pós-Concílio Vaticano II, além do catálogo de vendas, que permaneceu ativo no mercado até 2010.

2008

- Expandiu suas operações ao terceirizar as vendas da ERMO para editoras e livrarias religiosas, incluindo: Paulus, Loyola, Ave Maria, etc.

Desde 2012, toda fábrica brasileira de prestígio no segmento religioso, aspirando ao ápice da excelência, ostenta ao menos uma obra ou traz em seu acervo o inestimável nome artístico de Northill Gubron.

2015

- Fundou a empresa Ermo Sancta Maria Clemens, concebida como um farol de arte, cuja missão transcendia os limites do material. Em 2019, numa demonstração de magnanimidade ímpar, doou-se junto do nome da referida empresa aos senhores proprietários do Instituto Padre Pio — ligados ao Padre Paulo de Azevedo — com o nobre intuito de fomentar a edificação de um Carmelo na cidade de Cuiabá, MT, Brasil.

Gubron permaneceu com a — então — Sancta Maria Clemens até 20 de novembro de 2024.

INÍCIO DA VIDA ARTÍSTICA

2008

- Iniciou seus estudos de desenho clássico e escultura em mármore em Florença – Itália.

- Aprofundou-se em Golden Ratio.

2009

- Esculpiu as obras São Francisco, Santo Antônio e Santa Clara para o convento Franciscano do Rio de Janeiro, RJ.

2011

- Restauração da Escultura de São Valentim (século XIX- Itália) Paróquia Santa Clara – Novo Horizonte, SP.

- Esculpiu a primeira obra realista de Santa Clara para Paróquia Santa Clara, Novo Horizonte, SP.

- Esculpiu a obra “Francisco Morto” para comunidade Franciscana de Nova Iguaçu, RJ.

2012

- Exposição Expo Católica.

- Restauração da Imagem da Imaculada Conceição em madeira (século XVIII - Espanha) Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Serrana, SP.

- Desenvolveu peças artísticas de círios pascais para as empresas:

  • João Paulo II – Governador Valadares, MG
  • Nova Luz – Roseira, SP
  • Santuário – Aparecida, SP
  • Chama Dourada – Jardinópolis, SP

- Esculpiu “São Francisco Cego” para o acervo particular do Convento Frei Galvão - OFM em Guaratinguetá, SP.

2013

- Exposição na Expo Católica.

- Restauração da imagem de São Paulo Apóstolo em madeira (1970 - Brasil) Paróquia São Pedro e São Paulo em Sertãozinho, SP.

- Restauração da imagem de São Sebastião em madeira (Século XIX - Espanha) Paróquia Cristo Rei em Cajuru, SP.

- Restauração da face da imagem de São Pedro Apóstolo em madeira (1970 - Brasil) Paróquia São Pedro e São Paulo em Sertãozinho, SP

- Restauração da imagem de São José na Paróquia Divino Salvador – Cristino Castro, PI.

- Restauração da imagem de Nossa Senhora da Paz na Paróquia Divino Salvador – Cristino Castro, PI.

- Restauração da imagem de São Francisco de Assis na Paróquia São Francisco de Assis – Santa Luz, PI.

2014

- Escultura de importantes obras para empresas sacras em: Pietrelcina e Milão.

- Restauração da imagem de São José em madeira (1950 – Espanha) Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Serrana, SP.

- Restauração do sino de bronze do seminário propedêutico Claretiano – Batatais, SP.

- Restauração da imagem do Imaculado Coração de Maria (1930 – Itália) Paróquia Santa Luzia - Batatais, SP.

- Restauração da imagem de Nossa Senhora das Graças no Seminário Claretiano – Batatais, SP.

- Convite para restaurar as obras de Benedito Calixto na Consolação através do Pároco José Roberto – São Paulo, SP.

2015

- Restauração das imagens (séc. XIX – Itália*) Paróquia São João Batista – Sertãozinho, SP, de:

- São Camilo de Lelis

- São Lourenço

- Cristo Rei (Espanha)

- Menino Jesus (Espanha)

- Nossa Senhora das Dores

- Crucificado

- Cristo Ressuscitado (obra nacional)

- Santa Edwiges

- São Benedito

- Santo Antônio

- Imaculada Conceição

- Restauração de São Miguel Arcanjo de coleção particular – Padre Ivonei Burtia, Reitor do Seminário Arquidiocesano de Ribeirão Preto, SP.

- Restauração da imagem de São Sebastião de coleção particular – Ribeirão Preto, SP.

- Esculpiu São João Paulo II para a empresa Giovanni. Trabalhou arduamente na confecção de círios pascais para a empresa nesse ano.

- Restauração da imagem de Nosso Senhor Morto na paróquia de Santo Antônio – Caraguatatuba, SP.

- Restauração das pinturas da Capela dos Claretianos - Batatais, SP.

- Prêmio aquisitivo no Salão de Belas Artes mais conceituado do Brasil — Miguel Dutra — com a primeira obra hiper-realista a entrar num SBA (Salão de Belas Artes) brasileiro. A obra, intitulada Mestre Cuteleiro, levantou desconfiança do júri especializado, que pediu para que a obra fosse aberta e analisada, confirmando a técnica do artista.

- Obra “Briar e Arte” selecionada no SBA de Piracicaba, SP.

- Obra “Da arte à Morte” selecionada no SBA de Araras, SP.

- Iniciou as pinturas realistas bem como a participação no design de interiores da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Serrana, SP.

- Fundou a empresa Ermo Sancta Maria Clemens.

2016

- Iniciou o primeiro “Curso de Inverno” de artes no Brasil - exclusivamente para o Clero, Religiosos e Seminaristas, na cidade de Campos do Jordão, SP.

- Foi convidado a pintar a “Capela da Penitência” dando continuidade ao trabalho de Claudio Pastro em Aparecida, SP, Brasil. Seu nome foi cotado junto do “artista” Pe. Ivan Rupnik (Eslovênia).

2017

- Obra “Peixe no Papel” selecionada no III SAP de Piracicaba, SP.

- Foi-lhe concedida a honra de pintar a ConCatedral barroca — maior honra dada a um artista Sacro —, na cidade de Cafelândia, Diocese de Lins, mas infelizmente o Pároco Bruno Fernandes veio a falecer, aos 35 anos, vítima de um câncer. O pároco que assumiu não deu continuidade ao projeto.

2018

- Esculpiu a primeira obra realista de Santa Mônica para a Arquidiocese de Campinas, SP.

- Restauração das imagens da Paróquia São Francisco de Assis dos Frades Franciscanos Conventuais (OFC) de Santa Bárbara D’Oeste, SP.

- Restauração da imagem de Jesus Crucificado na Paróquia São Francisco de Assis – Rubiácea, SP.

- Restauração de Nossa Senhora Auxiliadora (séc. XIX – Espanha) para a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Valparaíso, SP.

2019

- A empresa Ermo Sancta Maria Clemens já era a mais importante (novamente) no segmento de Círios Pascais em território nacional. E, seu licor “John Houghton” foi apreciado por sommeliers do Rio de Janeiro e pelo enólogo formado pela Faculdade de Enologia de Portugal, Luciano Pirolla, sendo tido como uma jóia rara em solo tupiniquim.

- Desenvolveu a peça de círio pascal para as Clarissas de Lages – SC.

- Esculpiu Santo Ezequiel Morendo para a Ordem Agostiniana do Leblon, no Rio de Janeiro, RJ, e para o Colégio Agostiniano no Leblon.

- Foi convidado a lecionar arte sacra na Faculdade Dehoniana de Taubaté, pelo diretor, Padre Cleber Sanches, SCJ.

- No dia 20 de novembro, doou-se, junto do nome de sua empresa, expertise e carteira de clientes, aos proprietários do Instituto Padre Pio (Padre Paulo Ricardo de Azevedo), no intuito de edificar um Carmelo na cidade de Cuiabá, MT.

2022

- Obra “silent hill” selecionada no salão de arte contemporânea de Ribeirão Preto, SP.

2023

- Convidado a ser curador no Salão de Belas Artes da Academia Russa de St. Petersburg em Florença, Itália.

- Obras “Hunter’s Rest” e “Carcará” selecionadas no Salão de Belas Artes de Piracicaba, SP.

- Obras “The Coffee” e “O Isqueiro” (Zippo) selecionadas no Salão Japonês de Artes “Bunkyo”.

- Entre suas criações icônicas está a pintura intitulada “Zippo”, que chamou a atenção da famosa empresa Zippo Manufacturing Company, em Bradford, nos Estados Unidos. A obra foi tão celebrada que a empresa utilizou não apenas a pintura, mas também o vídeo de Gubron, em comerciais para suas redes e mídias globais.

2024

- Deixa, em novembro de 2024, a empresa Sancta Maria Clemens.

- Começa seus primeiros ensaios literários, sendo respeitado e aclamado pelo escritor Santiago Fontoura.

2025

- Deu início à escultura de Carlo Acutis para Roma, Itália.

- Esculpiu Carlo Acutis para Artesanato Costa.